Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Manifesto contrário ao projeto do GDF atinge 10 mil assinaturas em 48 horas

Trata-se de um abaixo-assinado contrário à criação de estacionamento pago nas áreas residenciais e comerciais do Plano Piloto.

Publicado por Gilbert Di Angellis
há 4 anos

Em pleno pico da pandemia da Covid-19, o Governo do Distrito Federal anunciou o seu projeto de criação de estacionamento rotativo pago em todas as áreas residenciais e comerciais do Plano Piloto. Na imagem acima, retirada do site da Secretaria de Transporte e Mobilidade, é possível verificar as áreas que serão afetadas.

De acordo com a proposta, todo aquele que precisar estacionar na Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, SIG, SIA e Eixo Monumental deverá pagar por hora e terá limite de permanência, sob pena de multa por parte da concessionária que for contratada para explorar a atividade. Os valores cobrados podem atingir R$ 5,00 por hora, o que torna inviável para quem precisa do carro para as atividades diárias.

A população tem se manifestado de várias formas contra à referida proposta. Em um abaixo-assinado criado na noite da última sexta-feira, em menos de 48 horas, mais de 10 mil pessoas já haviam registraram formalmente o seu descontentamento com o projeto do GDF.

Nas centenas de comentários registrados no abaixo-assinado, a população cobra melhorias no transporte público da capital, reclama do excesso da carga tributária, aponta para o elevado custo de vida e critica a falta de diálogo com a sociedade. Além disso, também apontam que muitos edifícios residenciais não têm garagem, que a cidade é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, que o GDF não apresenta qualquer contraprestação que justifique a cobrança e que o momento atual de crise não justifica e nem autoriza tal medida.

A rápida adesão ao abaixo-assinado mostra, no mínimo, que o GDF deve ampliar o debate com a população e rever pontos importantes do projeto, sob pena de ir em contramão aos anseios da sociedade.

Abaixo-assinado:

https://www.change.org/não-estacionamento-pago-residencial-BSB


Repercussão na imprensa:

Jornal de Brasília> https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/zona-verde-populacao-desaprova-cobranca/


Fontes:

Correio Braziliense> https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/07/29/interna_cidadesdf,876597/zona-verde-lideres-comunitarios-criticam-estacionamento-rotativo-pago.shtml

G1/DF> https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/07/31/audiencia-debate-cobranca-de-estacionamento-em-areas-publicas-do-df.ghtml

GDF/SEMOB > http://www.semob.df.gov.br/perguntaserespostas-estacionamentos-rotativos-zona-verde/

Metrópoles> https://www.metropoles.com/distrito-federal/vem-aioestacionamento-rotativo-em-areas-publicas-gdf-abre-consulta

  • Sobre o autorAdvogado especialista em Direito Empresarial e defesa de servidores públicos
  • Publicações67
  • Seguidores191
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações350
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/manifesto-contrario-ao-projeto-do-gdf-atinge-10-mil-assinaturas-em-48-horas/887540380

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)